Publicidade

Os possíveis benefícios do Chá Verde


Como atualmente existe grande procura por chás e suas
propriedades terapêuticas, falaremos nesta matéria sobre o
chá verde e seus possíveis efeitos
no organismo humano


 

O chá verde é preparado com Camellia Sinensis e é preparado
a partir de folhas frescas que são rapidamente tratadas no vapor, inibindo a sua fermentação. É consumido principalmente no Japão, China e Índia.

Muito se houve falar sobre os benefícios do chá verde, que incluem diminuição de doenças cardiovasculares, redução de aparecimento de câncer, emagrecimento, prevenção da redução da densidade mineral óssea e cárie dental. Mas, será que ele é realmente responsável por todos esses efeitos?

 

“De acordo com alguns estudos, os antioxidantes do chá são mais potentes do que os antioxidantes de vitamina E, C, carotenos ou xantofilas”

O chá verde apresenta na sua composição fitoquímicos, substâncias importantes presentes em alimentos, que agem como antioxidantes, entre outras funções. Os flavonóides do
chá são: catequinas, epicatequina
(EC), epicatequina galato (ECG), epigalocatequina (EGC) e epigalocatequina galato (EGCG),
juntas apresentam 30 a 50% dos
sólidos do chá.


Vários fatores influenciam na presença desses flavonóides no chá, como o processamento, que varia de acordo com a enzima polifenol oxidase e também a origem da planta.

A ação antioxidante está ligada à estrutura química da molécula
que proporciona maior neutralização de radicais livres. De acordo com alguns estudos, os antioxidantes do chá são mais potentes do que os antioxidantes de vitamina E, C, carotenos ou xantofilas.

Estudos epidemiológicos mostram que existe associação inversa entre consumo de catequinas e risco de doenças cardiovasculares.
A ação do chá é diminuir os níveis de colesterol total, pressão
arterial e redução de agregação plaquetária.

Com relação ao câncer, sua ação está ligada à presença
de EGCG que provavelmente inibe a iniciação e promoção de marcadores bioquímicos de tumores, entre outros fatores, retardando o desenvolvimento de neoplasia. Porém, são
necessários mais estudos que comprovem tal efeito.

Em se tratando de densidade mineral óssea e cárie dental, os resultados também não são conclusivos. Alguns encontraram benefícios, com presença maior de densidade mineral óssea e
menor cárie dental, mas outros mostram o contrário.

O chá verde foi pesquisado em função de suas possíveis propriedades ligadas ao emagrecimento. De acordo com um
estudo realizado em 1999, o extrato de chá verde com polifenóis aumenta o gasto energético e a oxidação de gordura. O mecanismo provável seria inibição da enzima COMT, que resultaria em
aumento da norepinefrina e termogênese do metabolismo das gorduras.

Outros estudos foram feitos em animais, também sendo necessário uma comprovação científica para que o chá verde possa ser
utilizado para este fim.

 
 

Coluna assinada por:
Milena Lima

Nutricionista formada pela
Universidade Católica de Santos
CRN-3 14.100
  > Antioxidantes
  > Colesterol alto: como evitá-lo?
  > Comece a cuidar do corpo para o verão agora mesmo
  > Veja mais matérias aqui