Bebidas alcoólicas: vantagens e desvantagens
Qua, 18/08/2010 - 11h41
No inverno fica difícil resistir a uma taça de vinho, um licor, quentão, bebidas que esquentam e são saborosas, mas que se consumidas em excesso podem fazer você adquirir alguns quilinhos a mais.
As
bebidas alcoólicas não fornecem nutrientes ao organismo, somente calorias. 1 grama de álcool fornece 7 kcal. Por isso, quem quer emagrecer é preciso tomar muito cuidado. Deixar para beber somente em ocasiões especiais e mesmo assim pouca quantidade é a melhor pedida.
Existem
bebidas alcoólicas, como o vinho tinto, que fazem bem à saúde. Ou seja, podem até ajudar, quando consumidas com moderação. Por ser alimento funcional, o vinho tinto possui flavonóides, que são substâncias responsáveis pela prevenção de doenças cardiovasculares através de sua ação antioxidante.
O suco de uva também possui essas substâncias, mas de acordo com pesquisas, o vinho apresenta uma vantagem sobre o suco de uva: ele aumenta o colesterol bom (HDL-colesterol) e por isso contribui ainda mais para a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares. A sugestão de algumas pesquisas é uma taça de vinho tinto por dia, com exceção às pessoas que tem patologias em que a bebida alcoólica é proibida ou em outros casos.
Em relação às calorias, o vinho e a cerveja light são bebidas que possuem menos calorias.
Bebidas alcoólicas como o whisky e a vodka, por exemplo, possuem um teor alcoólico maior e por isso são mais calóricas.
Veja as calorias de algumas
bebidas alcoólicas:
Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet,
formada pela Universidade Católica de Santos
CRN-3 14.113
8 comentários
HDL nao é um colesterol! é uma lipoproteina! ele realiza o transporte do colesterol, dai o mito de colesterol bom!
0 relevância
ENDERSON - postado em: 23/11/2011 - 16h17
antes eu comeia muita gordura em churasco em festas do dia todo,mais agora que eu andei ultimamente em vários websites ,de saúde,dexei de comer menos carne assada,manteiga refris,lingiça frita ou assada e entre outras coisa tambem achei este sait muito legal,porque fala da nossa saúde e nos ajuda muito.
Faço controle alimentar con nutricionista.
Meu peso é dde 85,700Kg, altura 1,80mt.
Mas tenho problema de coluna e preciso
chegar aos 78Kg.
Gosto de uma cervegenha. Mas parei, gostaria que pelo menos nos
finais de semana bebiricar alguma coisa, o que vc sugere.
Aguardo
Abraços
Fernandes
Concordo que bebida alcoólica engora e muito. Portanto o comentario foi de certa forma ignorante. Hoje a mídia estimula o consumo de bebidas, as novelas mostram famosos deliciando, portanto é bom pensar bem no que vai falar, antes de expor seu ponto de vista...
Sua opnião pode contar na parte informativa, mas não pessoal...
Resposta dada ao Marcos..;
Denise - postado em: 15/07/2011 - 14h17
BEBIDA ALCOOLICA ENGORDA SIM E MUUUITO, POIS COMEÇEI UMA DIETA E CORTEI PRINCIPALMENTE A CERVEJA E O RESULTADO FOI MUITO SATISFATÓRIO, DIMINUÍ DASTICAMENTE A MASSA GORDA E PRESERVEI A MASSA MAGRA.
AGORA SINTO PENA DESSAS PESSOAS QUE PARA SE SENTIREM "FELIZES" DEPENDEM DO ALCCOL, POIS NÃO PASSAM DE ESCRAVAS DO PRÓPRIO CÉREBRO, POIS NÃO SÃO FORTES O SUFICIENTE PARA CONTROLAR SEUS MAUS HÁBITOS
3 relevâncias
MARCOS - postado em: 05/11/2010 - 10h34
Muito boa a reportagem. Para emagrecer não é necessário deixar de comer. Cada pessoa deve sentir e dosar na medida certa as suas ações, sobretudo, na alimentação. Maneiras e fazer atividades físicas, participar de eventos, ser feliz, tudo ajuda. Mas, há pessoas que têm mais tendência a engordar, mesmo comendo pouco. É questão metabólica. É da pessoa. Outras comem demais e não são gordas. Coisas da Vida!
1 relevância
ADJúnior - postado em: 24/08/2010 - 15h15
TOMO CERVEJA TODO FINAL DE SEMANA,ESTOU ACIMA DO PESO, A MINHA BARRIGA ESTA MUITO GRANDE E FLACIDA MIM SJUDE COMO ELIMINAR ESSAS GORDURAS QUE ESTAO LOCALIZADA NO ABDOMEM ESTOU COM 126CM DE BARRIGA ISTO ESTA MIM ENCOMODANDO MUITO O QUE FAÇO
6 relevâncias
eliane - postado em: 24/08/2010 - 14h35
Essa nutricioneista é genial, afirmou em seu artigo que o vinho e a cerveja ligth são menso calóricos. Sugiro que alguém faça regra de três e compare calorias do vinho versus da cerveja normal e perceba qual é menos calórico. Qunto ao tamanho da circunferência da cintura da moça... é melhor praicar trê corridas de 40 min senanais, isto claro, depois de avaliação médica.
Rocky - postado em: 19/10/2011 - 23h42
Sinceramente, discordo... Fiz um tratamento ortomolecular, que havia a liberação sim de bebidas, emagreci mais de 30 quilos, continuo bebendo, continuo magra. Quer dizer, sabe qual é a verdade, vc tem que estar bem. Fazer essas dietas mirabolantes é um exercício de paciência, e vcs ainda ficam nessa guerra contra os momentos de diversão - sim, o happy hour no final do expediente, reuniões na casa de amigos, festas, baladas... Quer dizer, a orientação aqui é "fique magra e infeliz". Não obrigada. Entrei aqui, porque achei que haveriam recomendações sobre o tema, mas se a sua GRANDE CONTRIBUIÇÃO sobre esse assunto é relacionado ao vinho (que todo mundo tá careca de saber) creio que vc poderia ter poupado o tempo, pelo menos o meu.
4 relevâncias
Ana Paula - postado em: 24/08/2010 - 13h31
ateh eu fiquei curiosa...ateh acredito q da p emagrecer bebendo,mas vc pode tomar no maximo,2 taças de vinho ou 2 copos de chope por semana...quer dizer...se vc pode beber todas enquanto faz essa dieta,entao ela eh milagrosa mesmo....e eu gostaria de saber a respeito...eh liberado ou limitado o seu consumo de drinks???grata!!!!!
danita - postado em: 20/10/2011 - 23h23
adorei sua declaração, estou de dieta, mas o meu vinho do final de semana não tem como ficar, como é a dieta ortomolecular?
kelen - postado em: 20/04/2011 - 16h15
Olá Ana Paula,,, gostaria do seu e-maill para conversar com vc a respeito da dieta otomolecular. Desde já muito obrigada pela atenção.
Muito boa as informações
Essa Andréia podia ao menos ser educada. Ou seja, uma profissional séria se dispoe a nos ajudar com informações importantes para a nossa saúde e essa garota só por estar insatisfeita se ve no direito de destilar sua arrogancia. Por favor, que sua gordura fique do tamanho da sua ignorancia.
Kleber - postado em: 04/01/2012 - 14h05